sábado, 17 de outubro de 2009

Agressões sérias ao organismo

A médica Magda Vaissman, professora do Instituto de Psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), chama atenção para a agressão aos órgãos do aparelho digestivo quando a comida e seus nutrientes são substituídos pelo álcool. Além da perda de apetite, outras consequências do consumo exagerado são a esofagite, a gastrite hemorrágica, a hepatite alcoólica, as varizes e hemorragias, a diabete secundária, entre outras. Ela lembra que abster-se do álcool exige estratégias como trabalhos de terapia de grupo, reuniões dos Alcoólicos Anônimos (AA) e avaliações clínicas para medir os prejuízos orgânicos do consumo.

Não há uma causa determinada para desenvolver a drunkorexia. Um conjunto de fatores, como predisposição genética, obsessão por seguir padrões e dificuldades afetivas, ajudam a explicar o transtorno. Na trama de Manoel Carlos, Renata vive frustrada por sua carreira de atriz e modelo não dar certo e sempre se lamenta à base de vários goles. O autor já adiantou que quando a personagem for largada pelo namorado, Miguel (Mateus Solano), que não aprova suas atitudes, seu vício aumentará.

A associação entre magreza e abuso de álcool adquiriu um perigoso ar de glamour. Foi o que descobriu a jornalista Rosângela Vieira Rocha, autora do livro Fome de Rosas, ficção que tem distúrbios alimentares como pano de fundo. Para escrever o trabalho, a jornalista, que é professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), fez uma extensa pesquisa sobre o tema. Nas centenas de sites e grupos no Orkut dedicados ao assunto, Rosângela viu que as anoréxicas vêm disseminando a ideia de que transtornos alimentares não são doenças, mas um estilo de vida.

Mal de Princesas
Algumas jovens, em anonimato, chegam a dizer que se sentem mais magras quando bêbadas. Outras se comparam às princesas. A anorexia é tratada como “mal de princesas” porque não faltam casos como os das princesas Diana, Caroline de Mônaco e Vitória, da Suécia, que foram diagnosticadas em diferentes momentos da vida como anoréxicas. “A realidade é que a anorexia é uma doença muito feia. Acho difícil uma novela mostrar, por exemplo, cenas de vômito e o estrago que é feito no corpo”, diz a jornalista.

Para Rosângela, o transtorno não é apenas um problema cultural. “Há camadas mais profundas na compreensão da anorexia. De modo geral, são meninas que têm relacionamento muito difícil com suas mães e com o feminino em geral. Não comer e não ter curvas é uma maneira de negação da feminilidade”, explica. É a opção pela fome e a embriaguez em meio à fartura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário